quinta-feira, 22 de março de 2012

O QUE É "MEIO AMBIENTE"?

Os termos que geralmente usamos parar definir o Meio Ambiente são associados à sinônimos de ecossistemas, locais a serem respeitados e preservados. Estas associações não estão erradas, porém é necessário um ponto de vista mais aprofundado do termo e estabelecer a noção do pertencimento do ser humano ao Meio Ambiente, do qual temos necessidades vinculadas à nossa sobrevivência.

O Meio Ambiente no sentido de ecossistema é um conjunto de fatores bióticos e abióticos, formados pela diversidade do lugar, sendo dependente do clima e a sua complexidade. Já o Meio Ambiente como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana (casa, escola, trabalho, etc.).


Definições:


O conceito de Meio Ambiente deve ser definido abrangendo os meios ambientais naturais, artificiais e culturais, bem como a noção de que a intervenção das atividades humanas podem causar modificações nesses ambientes, tornando-os parte de outro.

"O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." (Poutrel & Wasserman, 1977)

"Meio Ambiente: o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas." (Lei nº 6.938, de 31.08.81 ‑ Brasil)

"O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos." (PNUMA apud SAHOP, 1978)

“O termo “Meio Ambiente” também pode designar um território de uso humano e de demais espécies. Toda pesquisa e educação ambiental devem considerar todos os significados sobre o termo “Meio Ambiente”. (InfoEscola)

Assim sendo, Meio Ambiente é o conjunto de elementos indispensáveis (naturais, artificiais e culturais) para a sobrevivência de presentes e futuras gerações e está suscetível a alterações causadas pelas ações humanas enquanto atuantes principais do progresso ambiental.


Por: Bárbara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário