Sabemos também que esse é um tema de discussão muito complexo, pois as possibilidades de fixar limites são politicamente problemáticas, em qualquer parte do planeta. Em termos ecológicos, o caminho existente é mais do que problemático, quase sem saída pelos métodos convencionais. A exploração crescente dos recursos naturais dessa maneira coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo que são ambientalmente insustentáveis.
A imagem abaixo mostra que, se não ocorrerem mudanças, teremos uma devastadora transformação com o passar dos anos, devido às alterações humanas:
Hoje em dia, visto que o planeta está sendo devastado, algumas pessoas e indústrias conscientizadas estão adotando algumas alternativas de efeitos significativos. Podemos usar como exemplo a reciclagem - que é o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto e resulta na diminuição da utilização de fontes naturais, promovendo a diminuição da quantidade de resíduos que necessitam de muito tempo até chegar à decomposição. Outro ótimo exemplo é a troca de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis. É claro que devemos conciliar essas alternativas com o nosso bem estar, e conciliar o bem estar presente com alternativas que não maltratem o Meio Ambiente, criando um clico que cultive nosso bem estar futuro.
O atual o grande desafio global é conscientizar e modificar positivamente o pensamento das pessoas em relação ao consumo.
Colaboração : Mateus Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário