sexta-feira, 23 de março de 2012

IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sobrevivência e evolução. A raça humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e um clima ameno.  Porém, as atividades humanas estão fazendo o planeta chegar a um ponto cada vez mais crítico, levando-nos à conclusão de que não pode ser mantida a lógica do aumento constante de consumo. É certo que não há economia sem um ambiente estável. O problema consiste em que, ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, as indústrias destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Muitas indústrias ainda não percebem que dependem de uma base ecológica para a sustentação dos negócios, da geração atual e as que estão por vir. Vivem como se fossem a última geração da Terra.


                                


Sabemos também que esse é um tema de discussão muito complexo, pois as possibilidades de fixar limites são politicamente problemáticas, em qualquer parte do planeta. Em termos ecológicos, o caminho existente é mais do que problemático, quase sem saída pelos métodos convencionais. A exploração crescente dos recursos naturais dessa maneira coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo que são ambientalmente insustentáveis.

A imagem abaixo mostra que, se não ocorrerem mudanças, teremos uma devastadora transformação com o passar dos anos, devido às alterações humanas:



Sem estudos muito profundos já se pode concluir que a qualidade da água se encontra fortemente ameaçada e que o clima tende a se transformar no próximo século devido ao efeito estufa e da redução da camada de ozônio; e que a biodiversidade tende a diminuir, empobrecendo o patrimônio genético, onde a ciência aponta que a cada dia a variedade de recursos para o desenvolvimento científico que a natureza oferece vai se reduzindo.

Hoje em dia, visto que o planeta está sendo devastado, algumas pessoas e indústrias conscientizadas estão adotando algumas alternativas de efeitos significativos. Podemos usar como exemplo a reciclagem - que é o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto e resulta na diminuição da utilização de fontes naturais, promovendo a diminuição da quantidade de resíduos que necessitam de muito tempo até chegar à decomposição. Outro ótimo exemplo é a troca de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis. É claro que devemos conciliar essas alternativas com o nosso bem estar, e conciliar o bem estar presente com alternativas que não maltratem o Meio Ambiente, criando um clico que cultive nosso bem estar futuro.

O atual o grande desafio global é conscientizar e modificar positivamente o pensamento das pessoas em relação ao consumo.



Colaboração : Mateus  Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário